Por Léo Varnier, Estudante de Jornalismo.

A criatividade é uma característica muito importante para as pessoas, independente do que elas façam. Trata-se da capacidade de inovar, transformar e criar coisas novas. Alguns indivíduos possuem uma facilidade maior para isso, outros vão desenvolvendo a habilidade conforme o tempo e as experiências adquiridas. 

Mas como desenvolver a criatividade? Neste texto apresentamos 5 atitudes que fazem a diferença. Continue a leitura!  

Ser criativo nem sempre é uma tarefa fácil. Na verdade, ela exige que passemos por diversos erros e acertos até chegar em um resultado desejado. Por isso, arriscar é muito importante! Ao longo de 24 horas é possível ter milhares de pensamentos e ideias, mas quantas realmente saem da nossa cabeça e vão para o papel? Difícil, né?

Sigam-me os bons: em busca da criatividade! 

Alimente o cérebro de diferentes maneiras

Isso significa: consuma coisas novas. Não adianta lidarmos sempre com as mesmas informações se quisermos ter ideias inovadoras.

  • Leia diferentes livros;
  • Assista a diferentes filmes e séries;
  • Jogue diferentes jogos;
  • Tenha diferentes experiências!

Tudo isso faz com que você adquira uma gama maior de conhecimentos, possibilitando combinar os elementos e gerar ideias.

Erre, mas depois acerte

Não tenha vergonha de tentar e nem medo de errar. Isso faz parte do processo. Busque ir por outros caminhos para solucionar um problema e gaste energia fazendo isso, às vezes o resultado pode ser melhor do que o esperado.

Faça perguntas

Também não tenha medo de perguntar, ninguém nasce sabendo de tudo. Quando começamos algo novo, é normal surgirem dúvidas, mas é importante aprendermos ao máximo, pois a curiosidade serve como motivação para buscar novas alternativas.

Delete o que não usa mais 

Informações que não são mais relevantes não vão auxiliar na criatividade. Esqueça elas! Perceba o que não está mais sendo utilizado e desapegue, dê espaço para outras conexões.

Sorrie e acene!

Você já sentiu que o mau humor estava atrapalhando na hora de realizar alguma tarefa importante? Pois é, procure pensamentos positivos para ter um ambiente leve de trabalho. Utilize do bom humor para enfrentar as dificuldades. 

Atenção para a dica bônus!

Para te ajudar a desenvolver a criatividade, propomos um exercício:

  1. Escolha três objetos aleatórios que caibam na palma da mão;
  2. Feito isso, peça para alguma pessoa escolher apenas um entre eles e devolver para você;
  3. Agora, em um caderno, escreva o máximo de ideias possíveis para melhorar este objeto:

De que outras formas ele pode ser utilizado?

Como poderia adaptar o objeto para ele se transformar em algo melhor?

Que outras funções ele pode ter?

Responda a essas questões com base no material escolhido e veja a quantidade de ideias diferentes que você gerou. Estimule sua criatividade!

De fato, ser criativo requer esforço, assim como tudo na vida. No entanto, o resultado é na maior parte das vezes muito gratificante, e auxilia em praticamente todas as áreas.

Agora que você conhece as 5 atitudes para desenvolver a criatividade, que tal colocar em prática todas essas dicas? Boa sorte!

6 Thoughts to “5 atitudes para desenvolver a criatividade”

  1. […] podem ser engraçados, fofos, informativos e tudo mais; mas devem, principalmente, ser autênticos! Desenvolva com atitudes a sua criatividade e entenda quem é o seu público nas estratégias de Marketing para que tenha muito sucesso em seus […]

  2. […] vale a pena investir em todos os meios, como: canecas, chaveiros, moleskines… Só deixar a criatividade […]

  3. […] Independente do seu cliente e da estação em que estivermos, existem pautas para todos os nichos. Basta aproveitar com criatividade! […]

  4. […] nós mesmos! Em nosso blog você pode ficar por dentro de diversos assuntos legais, como dicas de como desenvolver a criatividade e a manter um bom relacionamento com os seus clientes. Explore o nosso blog e nos siga nas redes […]

  5. […] um bônus: Na hora de compreender e solucionar as dores do seu cliente, você precisará de muita criatividade. Dessa forma, não tenha medo de “sair da caixinha”. Experimente novas ideias e não foque […]

  6. […] que você chegou até aqui, aproveite o Blog da Usina e conheça as 5 atitudes para desenvolver a criatividade, complementando e melhorando ainda mais a sua campanha e estratégia para o Dia dos […]

Deixe um comentário

3 × 2 =